Ministério da Cultura e Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre

SOBRE

Realizada na cidade de Porto Alegre, Brasil, a Bienal do Mercosul tem se caracterizado pela criatividade, ineditismo e profundidade com que aborda, a cada edição, novos temas e conceitos através da arte, da educação e da formação de uma economia criativa na cultura.

Além disso, por meio de um eficaz sistema de gestão e de um intenso programa de relacionamentos, contando ainda com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, além de empresários e da comunidade, a Bienal tem possibilitado o pleno atendimento aos desafios curatoriais; uma forte integração entre os diversos agentes culturais e a sociedade; o conhecimento e a aplicação das melhores práticas de gestão e de produção cultural; e um ambiente profícuo às artes e ao reconhecimento de seu relevante papel na formação da cidadania.

É com muita satisfação que apresentamos a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. Sob o comando da curadora geral Sofía Hernández Chong Cuy, a 9ª Bienal traz obras de cerca de 60 artistas de 25 países. Esperamos oportunizar o acesso à arte e à cultura a mais de 1 milhão de visitantes ao longo da mostra. A 9ª edição segue seu compromisso educacional oferecendo transporte gratuito para escolas de redes pública de ensino de 75 municípios do Estado por meio do projeto pedagógico.

Em português, o título da 9ª Bienal é Se o clima for favorável. Tenho certeza de que o tempo será favorável, sim, e teremos uma mostra realmente memorável – dando continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul em outras edições –, que acolherá todos os porto-alegrenses e todos os que aqui estejam enviando as boas-novas da arte aos quatro cantos do mundo.

Patricia Fossati Druck
Presidente - 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre