Como Receber o Abono Salarial

Quando se trabalha num emprego onde se tem a carteira de trabalho assinada, você passa a contribuir para o INSS de modo indireto, vide alguns descontos diretos no seu salário mensal. Com isso você passa a ter alguns benefícios depois de pelo menos 30 dias completos de trabalho com carteira de trabalho assinada. Um desses benefícios sociais é o Abono Salarial, que é de direito para quem já trabalhou nas condições especificadas anteriormente. Mas o que é o Abono Salarial?

O Abono Salarial se trata de um benefício que o governo estende a todos os trabalhadores. Mas é preciso cumprir com alguns requisitos para usufruir desse benefício. Primeiramente é preciso entender que o Abono Salarial se trata de um salário mínimo que é pago uma vez anualmente, de acordo com o calendário divulgado pela CAIXA.

Para ser beneficiado pelo Abono Salarial é preciso estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, ter recebido em seu trabalho uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano em que você foi considerado para conseguir o benefício. Como falamos anteriormente é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não e ter seus dados informados de forma correta pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

Como Receber Abono Salarial

Se você cumpriu todas as etapas anteriores e está apto a receber seu abono salarial, agora você precisa receber seu dinheiro. Para receber seu abono salarial você precisa se apresentar numa agencia da Caixa Econômica Federal, portando o seu cartão de sua conta individual da Caixa, tendo saldo positivo e movimentação nos últimos meses. Outra forma também é através do seu Cartão Cidadão, onde você poderá ir a qualquer caixa eletrônico 24hr junto de sua senha cadastrada. Se não tiver nenhuma das opções anteriores, é ideal que você compareça numa agencia da Caixa e apresente o número do seu PIS e um documento de identificação (RG, CNH, Passaporte ou Identidade Militar).

Calendário do Abono Salarial

Então um ponto bastante importante nesse respeito é que você precisa estar de olho no calendário disponível no site da Caixa Econômica Federal, onde nele você terá acesso a todas as datas anuais de recebimento do Abono Salarial. Ao acessar a página do calendário, você verá uma escala de meses que se inicia em Julho e vai até Junho, onde se observa logo ao lado de cada mês, a data referente ao pagamento do Abono. Esses meses tabelado no calendário servem como referencial para o mês do seu nascimento, sendo assim, se você nasceu no mês de Fevereiro, deverá seguir a data de pagamento logo estipulada ao lado, na tabela.

O Abono Salarial é um dos benefícios mais aprovados pela população trabalhadora que recebe uma renda de até dois salários mínimos. Uma dúvida que muitas pessoas tem em relação ao Abono é referente ao valor do salário que irão receber. Não se preocupe se você recebeu um salário de valo R$xxx,xx enquanto trabalhava, no seu Abono Salarial você receberá um salário mínimo vigente no ano atual.

You Might Also Like
Deixe uma resposta