Concorra a bolsas de estudos pelo MEC

PROUNI 2022 Inscrições – É um programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) no ano de 2004, e que tem como objetivo conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior, o PROUNI oferecendo bolsas com descontos parciais de 50% ou totalmente gratuitas para estudantes que ainda não tem um diploma de ensino superior.

Inscrições

A PROUNI 2022 inscrições deve começar nas primeiras semanas de junho e os candidatos deverão fazê-la no site do Ministério da Educação, pelo endereço eletrônico a seguir (siteprouni.mec.gov.br). Para se inscrever no SISU você deverá ter tirado uma nota igual ou superior 450 e uma nota maior do que zero no exame de redação. Além desses requisitos, o candidato deverá, além da nota do ENEM e sua renda mensal, ter concluído o ensino médio em uma escolha pública ou, caso tenha estudado em colégio particular, ter sido bolsista integral.

Ao realizar a inscrição PROUNI 2022, o aluno terá duas opções de curso para escolher, em ordem de preferência, e escolher quais tipos de bolsas se adequam melhor, seja integral ou parcial. O programa reserva vagas para participantes com algum tipo de deficiência, indígenas, pardos ou pretos. Os candidatos que se inscreveram no primeiro Semestre do Sisu poderão se inscrever novamente, sem problema algum.

A PROUNI inscrições deverão ocorrer nas primeiras semanas do mês de Junho, então a dica mais importante nesse momento é ficar de olho no site do ProUni (endereço divulgado acima) para não perder a oportunidade!

Requisitos para as inscrições

O PROUNI oferece dois processos seletivos ao ano, sendo cada um em cada semestre; No primeiro semestre de 2015 o programa ofereceu mais de 213.113 mil bolsas.

Para participar das inscrições PROUNI 2020 o interessado deverá, ou:

  • Ser professor (a) da rede pública de ensino, que esteja exercendo a profissão em alguma escola pública e que deseja realizar um curso com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter realizado o ENEM a partir do ano de 2010, e ter tido uma nota igual ou superior a 450 pontos e ter tirado mais do que zero na prova de redação.

Para concorrer as bolsas gratuitas (chamadas de bolsas integrais) para o PROUNI 2020, o candidato deverá provar que tem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio, por pessoa. Para as bolsas com 50% a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos e se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • Ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino que esteja exercendo a profissão em alguma escola pública e que deseja realizar um curso com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
You Might Also Like
Deixe um comentário